domingo, maio 06, 2012

21 Jump Street

IMDb | Sítio Oficial

Quando ouvi que iam fazer um filme baseado na série, achei a ideia mais estúpida do mundo. Estamos na fase de recapar tudo o que vem dos anos 80 e 90, é certo. Só que quase tudo tem falhado. Porque há coisas que têm o seu tempo e lugar. Porque os projectos foram parar às mãos erradas. Porque o material original não tinha qualidade na altura e, como tal, não podia ter bom agora. Achei que fosse o caso de 21 Jump Street. Não achei piada à série na altura. Tirando as miúdas que eram doidas pelo Johnny Depp (e pelo mesmo motivo são doidas por ele hoje em dia), não sabia e não sei de mais alguém que achasse piada à série. A não ser que me estejam a enganar porque têm vergonha. Imaginei que o filme fosse mau porque a série era má. Quando descobri o elenco, então aí tinha a certeza absoluta que este filme só podia ser uma m€rd@. Até que vi o trailer. E percebi que não estavam a tentar fazer a coisa a sério. Percebi que é uma comédia. Mais ainda, percebi que deveria ter piada.

Agora que o vi, só tenho cinco coisas muito simples para dizer. Acho que descrevem o filme na perfeição.

Es.
Pec.
Ta.
Cu.
Lar.

Ali o «Cu» faz parte da palavra «espectacular». Não me estava a referir a traseiros. Embora o filme tenha alguns bem jeitosos.

As pessoas que pegaram no projecto cedo terão percebido que era impossível fazer alguma coisa séria com isto. Como tal, pegaram em dois gajos engraçados (parabéns ao Tatum, o s@c@n@ tem piada), juntaram-lhes cómicos muito talentosos, pegaram numa data de clichês deste tipo de filmes de acção, encheram a coisa com humor, misturaram tudo e fizeram uma coisa muito engraçada. Nunca pensei que fosse possível, mas se há coisa que sou é homenzinho para admitir quando estou errado. (Não sou homenzinho para mais nada. Acedo. Mas nisto sou. Por muito que seja teimoso, já aconteceu muita vez.) Estava muito errado em relação a 21 Jump Street. O filme, não a série, atenção. Este entra para a minha lista de «Favoritos» de caras. O facto de que esta lista é maioritariamente composta por «filmes de Verão» não abona muito a meu favor. Em boa verdade, estou-me a marimbar. Como já confirmámos aqui, eu sou muito pouco «homenzinho». Quase nada, mesmo.

Sem comentários: